Espírito Santo além de Vitória: cidades para visitar

Uma viagem pelo território capixaba leva turistas a praias ensolaradas, cachoeiras deliciosas e montanhas exuberantes. Mas muito além de encher os olhos, o Espírito Santo satisfaz com a gastronomia saborosa que é baseada em frutos do mar e nas influências italiana e alemã. Descubra cidades para visitar nesse estado encantador que é pura diversidade.

VILA VELHA


A ocupação da capitania do Espírito Santo começou em Vila Velha, sua primeira sede. A mudança para Vila Nova, atual Vitória, foi por conta dos ataques indígenas: uma movimentação estratégica.

As principais atrações da cidade são o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, a Praia da Costa e a fábrica de chocolates da Garoto. A primeira fica incrustada em uma rocha, no topo de um morro. A construção charmosa, de fachada branca e em meio ao verde da Mata Atlântica forma um cenário muito bonito e que rende lindíssimas fotos. As janelas das celas dão bela vista para a Vitória e o Oceano Atlântico. Das janelas da fachada contempla-se uma paisagem panorâmica de Vila Velha.

Uma das vias de acesso ao convento é a Ladeira da Penitência, também conhecida como Ladeira das Sete Voltas ou ainda das Sete Alegrias de Nossa Senhora. São 457 metros ornamentados por árvores e chão de pedra. Construído a mando do Frei Pedro Palácios, o convento data de 1558.

A Igreja do Rosário figura como outro ponto histórico. Erguida em 1551, por ordens de Vasco Fernandes Coutinho, oficial da capitania do Espírito Santo, foi uma das primeiras igrejas da cidade. Hoje, é a igreja mais antiga do Brasil ainda em atividade.

Para curtir o dia com os pés na areia, a dica é a urbana Praia da Costa, que combina beleza e boa infraestrutura. O mar mais tranquilo faz da praia um ótimo point para famílias com crianças.

Amantes do chocolate podem aproveitar a passagem na cidade para fazer um tour pela fábrica da Garoto, conhecer um pouco do processo de produção dos produtos e aprender sobre a história da empresa no museu da fábrica. Para a felicidade dos chocólatras, o passeio termina na loja de produtos da marca.

Um roteiro por Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo

GUARAPARI


O badalado balneário capixaba conta com mais de 50 praias. Um paraíso para os adoradores do sol e do mar. Na maré baixa, as Praias dos Namorados e das Castanheiras formam piscinas naturais, ideias para as crianças. A Praia da Areia Preta já carrega em seu nome o diferencial do local, mas é o porquê da coloração escura que atrai muitos turistas à praia: trata-se do resultado das areias que possuem concentração natural de minerais, conhecidas como monazíticas, e que têm propriedade terapêutica. A água calma e transparente da Praia da Bacutia é ideal para quem gosta de observar peixinhos. A cereja do bolo, no entanto, fica por conta das Três Praias. Coqueiros, areia branca e água azul valem o acesso um pouco mais trabalhoso para chegar a elas.

DOMINGOS MARTINS


Saindo da costa capixaba em direção às montanhas, o clima fica mais fresco e a influência europeia mais perceptível. À entrada de Domingos Martins, o pórtico em estilo enxaimel evidencia a passagem dos alemães pela cidade, também muito presente na culinária.

As belezas da cidade podem ser descobertas percorrendo a Rota do Lagarto. Aproveite para conhecer de perto a famosa Pedra Azul, um dos símbolos do estado, saborear iguarias como chucrute e torta floresta negra e, caso goste de adrenalina, aventurar-se em trilhas, rapel nas cachoeiras, cavalgadas e rafting nas corredeiras do Rio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino