O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

Dunas douradas, paisagens memoráveis, fervedouros e cachoeiras. Esses são apenas alguns dos atrativos que o Jalapão, no Tocantins, tem a oferecer a quem o escolhe como destino. 

Em linhas gerais, ir pra lá significa fazer uma viagem única e regada a muito contato com a natureza. Afinal, o lugar é considerado um dos melhores quando o assunto é ecoturismo no Brasil. Então que tal conferir o que fazer por lá, bem como algumas dicas gerais para aproveitar a região? Vem comigo!

1. Fervedouros 


Tidos como algumas das grandes estrelas do Jalapão, os fervedouros são aqueles lagos cercados pela natureza do cerrado. Sempre muito bonitos e com areias finas, são um genuíno oásis, com águas que brotam das nascentes e se misturam à areia, permitindo, assim, que os visitantes boiem sem qualquer esforço. Ou seja: é impossível afundar e alcançar o fundo, mesmo que você não saiba nadar. Existem alguns fervedouros que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez. São eles: Bela Vista, Alecrim, Rio Sono, Buritis, do Ceiça e Buritizinho. 

2. Cachoeiras

Com uma temperatura perfeita para se refrescar do calor do Jalapão, a Cachoeira da Formiga é simplesmente deslumbrante. Dona de águas cristalinas e com um cenário ao redor que é tomado pelo verde da natureza, ela também conta com uma piscina natural logo após sua queda d’água. 
Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha atrai aqueles visitantes que estão a fim de um pouco de adrenalina. Sabe o motivo? Porque nela é possível praticar esportes radicais, como rafting, por exemplo. Esse passeio começa no Rio Novo e permite que os visitantes vejam o lado da cachoeira que é formado por dois arcos. Além disso, é possível chegar até o véu da cachoeira e caminhar por detrás da queda d’água. Fala sério, incrível, né? 

3. Prainha do Rio Novo 
Quer fazer uma pausa para descansar? Joia, pois temos aqui o lugar certo pra te apresentar. A Prainha do Rio Novo fica bem pertinho da Cachoeira da Velha e tem uma boa faixa de areia fina, assim como águas límpidas e doces que são ideais para relaxar e se refrescar. Aprecie sem moderação! 

4. Pedra Furada Jalapão 


Não tem como falar do Jalapão e não mencionar a Pedra Furada. Cenário de fotos de muitos viajantes – muitos mesmo! – principalmente durante o pôr do sol, este atrativo é um espetáculo da natureza. Isso porque ele foi criado pela força do vento na rocha, o que resultou em uma bela moldura para retratos artísticos. Facilmente acessado, o mirante está entre os favoritos das pessoas e, por isso mesmo, não pode ficar de fora do seu roteiro pelo destino. 

5. Cânion Sussuapara
A 12 km de Ponte Alta, porta de entrada para o Jalapão, este pequeno cânion conta com paredões de 12 metros de altura enfeitados pela vegetação e, ao mesmo tempo, por águas que transmitem a sensação de uma cortina. Em seu interior há uma pequena cascata que o deixa ainda mais maravilhoso. Ah! Dizem que as águas da cascata realizam desejos: basta entrar, fechar os olhos e focar em pensamentos positivos. Vale a pena arriscar, vai que dá certo! 

6. Dunas do Jalapão 
O laranja das Dunas do Jalapão, no Tocantins é mais um point impossível de não mencionar, as Dunas do Jalapão são de tirar o fôlego com suas cores em tons de laranja. Acessadas por uma trilha que dura aproximadamente 10 minutos e que passa por alguns riachos, algumas dunas exibem 30 metros de altura e uma vista espetacular. Portanto, não se esqueça de fazer muitas fotos. 


Agora que você já tem uma amostra da beleza cênica do Jalapão, chegou a hora de falar de duas opções, digamos assim, para quem pretende conhecer o destino. Acima de tudo, alguns turistas buscam se hospedar nas cidades próximas ao Parque Estadual do Jalapão – entre elas, regiões como Ponte Alta, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo –, contratando guias turísticos para fazer os passeios. Outra opção bem atraente – especialmente se a ideia for curtir uma vibe mais rústica – são os campings que ficam no próprio Jalapão. Alguns deles ficam à margem do Rio Novo, como é o caso do Safari Camp Korubo. Mas como funciona isso? Bom, o nome já diz tudo, né? É um acampamento em estilo safári, com tendas e instalações que garantem toda a estrutura aos visitantes. Além disso, oferece transfer em veículos tipo safári de Palmas para o Jalapão e passeios inclusos no valor do roteiro, assim como todas as refeições, entre outros benefícios exclusivos. 
Clique aqui  e confira sobre o grupo especial Time Turismo que embarca em Setembro 2023.

O que levar para o Jalapão 
Leve uma quantia de dinheiro em espécie, uma vez que em alguns lugares não dá para pagar com cartão; 
Câmera fotográfica e carregador externo; 
Lanterna; 
Protetores solar e labial; 
Máscara de mergulho; 
Medicamentos e repelente; 
Roupas de banho; 
Produtos para higiene pessoal; 
Toalhas; 
Casacos leves; 
Boné, chapéu e óculos de sol;
Sapatilhas para andar na água; 
Roupas leves e impermeáveis. 

Qual é a melhor época para curtir o destino? 
O Jalapão é procurado ao longo de todo o ano, mas é importante ter algumas informações em mente: o período de maio a setembro marca a época da seca, enquanto de outubro a abril pode ser bem chuvoso. No entanto, independentemente da época escolhida, tenha certeza de que você sempre terá as presenças do sol e do calor. 

Então converse comigo, a sua agente de viagem que vai ao Jalapão. Vamos fazer a melhor expedição!!!
Agora, caso já conheça a região, conta pra gente nos comentários o que você achou! Dessa forma você acaba ajudando outras pessoas 🙂

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná