O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

Dunas douradas, paisagens memoráveis, fervedouros e cachoeiras. Esses são apenas alguns dos atrativos que o Jalapão, no Tocantins, tem a oferecer a quem o escolhe como destino. Em linhas gerais, ir pra lá significa fazer uma viagem única e regada a muito contato com a natureza. Afinal, o lugar é considerado um dos melhores quando o assunto é ecoturismo no Brasil. Então que tal conferir o que fazer por lá, bem como algumas dicas gerais para aproveitar a região? Vem com a gente!

Confira o E-book Jalapão

O QUE FAZER NO JALAPÃO (TO)

1. Fervedouros

shutterstock 1347925898

Fervedouro Bela Vista – Jalapão – Tocantins | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Tidos como algumas das grandes estrelas do Jalapão, os fervedouros são aqueles lagos cercados pela natureza do cerrado. Sempre muito bonitos e com areias finas, são um genuíno oásis, com águas que brotam das nascentes e se misturam à areia, permitindo, assim, que os visitantes boiem sem qualquer esforço. Ou seja: é impossível afundar e alcançar o fundo, mesmo que você não saiba nadar.

Existem alguns fervedouros que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez. São eles: Bela Vista, Alecrim, Rio Sono, Buritis, do Ceiça e Buritizinho.

Confira - Reabertura do Jalapão

2. Cachoeira da Formiga

shutterstock 1477032218

Cachoeira da Formiga – Jalapão – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Com uma temperatura perfeita para se refrescar do calor do Jalapão, a Cachoeira da Formiga é simplesmente deslumbrante. Dona de águas cristalinas e com um cenário ao redor que é tomado pelo verde da natureza, ela também conta com uma piscina natural logo após sua queda d’água.

3. Cachoeira da Velha

shutterstock 1298914810

Vista panorâmica da Cachoeira da Velha – Jalapão – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Maior cachoeira do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha atrai aqueles visitantes que estão a fim de um pouco de adrenalina. Sabe o motivo? Porque nela é possível praticar esportes radicais, como rafting, por exemplo. Esse passeio começa no Rio Novo e permite que os visitantes vejam o lado da cachoeira que é formado por dois arcos. Além disso, é possível chegar até o véu da cachoeira e caminhar por detrás da queda d’água. Fala sério, incrível, né?

4. Prainha do Rio Novo

shutterstock 593545043

Prainha do Rio Novo – Jalapão – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Quer fazer uma pausa para descansar? Joia, pois temos aqui o lugar certo pra te apresentar. A Prainha do Rio Novo fica bem pertinho da Cachoeira da Velha e tem uma boa faixa de areia fina, assim como águas límpidas e doces que são ideais para relaxar e se refrescar. Aprecie sem moderação!

5. Pedra Furada

Jalapão - Brasil | Crédito: Shutterstock

O pôr do sol visto da Pedra Furada – Jalapão – Tocantins | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Não tem como falar do Jalapão e não mencionar a Pedra Furada. Cenário de fotos de muitos viajantes – muitos mesmo! –, principalmente durante o pôr do sol, este atrativo é um espetáculo da natureza. Isso porque ele foi criado pela força do vento na rocha, o que resultou em uma bela moldura para retratos artísticos. Facilmente acessado, o mirante está entre os favoritos das pessoas e, por isso mesmo, não pode ficar de fora do seu roteiro pelo destino.

6. Cânion Sussuapara

Canion Sussuapara Jalapao Tocantins Credito editorial Ticiana Giehl shutterstock 1347926015

Cânion Sussuapara – Jalapão – Tocantins | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

A 12 km de Ponte Alta, porta de entrada para o Jalapão, este pequeno cânion conta com paredões de 12 metros de altura enfeitados pela vegetação e, ao mesmo tempo, por águas que transmitem a sensação de uma cortina. Em seu interior há uma pequena cascata que o deixa ainda mais maravilhoso. Ah! Dizem que as águas da cascata realizam desejos: basta entrar, fechar os olhos e focar em pensamentos positivos. Vale a pena arriscar, vai que dá certo!

7. Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapao Tocantins shutterstock 1674672598

O laranja das Dunas do Jalapão, no Tocantins | Crédito: Shutterstock

Mais um point impossível de não mencionar, as Dunas do Jalapão são de tirar o fôlego com suas cores em tons de laranja. Acessadas por uma trilha que dura aproximadamente 10 minutos e que passa por alguns riachos, algumas dunas exibem 30 metros de altura e uma vista espetacular. Portanto, não se esqueça de fazer muitas fotos.

DICAS GERAIS PARA QUEM QUER CONHECER O JALAPÃO

Agora que você já tem uma amostra da beleza cênica do Jalapão, chegou a hora de falar de duas opções, digamos assim, para quem pretende conhecer o destino.

Acima de tudo, é necessário pensar sobre o seu estilo de viajante!

Alguns buscam se hospedar nas cidades próximas ao Parque Estadual do Jalapão – entre elas, regiões como Ponte Alta, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo –, no pacote inclui guias locais para fazer os passeios.

Outra opção para uma vibe mais rústica – são os campings que ficam no próprio Jalapão. Alguns deles ficam à margem do Rio Novo. É um acampamento em estilo safári, com tendas e instalações que garantem toda a estrutura aos visitantes. Além disso, é incluso no pacote transfer em veículos tipo safári de Palmas para o Jalapão e passeios conforme roteiro escolhido, assim como todas as refeições, entre outros benefícios exclusivos.

Anota aí: o que levar para esse paraíso:

  • Leve uma quantia de dinheiro em espécie, uma vez que em alguns lugares não dá para pagar com cartão;
  • Câmera fotográfica e carregador externo;
  • Lanterna;
  • Protetores solar e labial;
  • Máscara de mergulho;
  • Medicamentos e repelente;
  • Roupas de banho;
  • Produtos para higiene pessoal;
  • Toalhas;
  • Casacos leves;
  • Boné, chapéu e óculos de sol;
  • Sapatilhas para andar na água;
  • Roupas leves e impermeáveis.

Qual é a melhor época para curtir o Jalapão?

Fervedouro do Rio Sono Jalapao Tocantins Credito editorial Ticiana Giehl shutterstock 1347925925

Fervedouro do Rio Sono – Jalapão – Tocantins | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

O Jalapão é procurado ao longo de todo o ano, mas é importante ter algumas informações em mente: o período de maio a setembro marca a época da seca, enquanto de outubro a abril pode ser bem chuvoso. No entanto, independentemente da época escolhida, tenha certeza de que você sempre terá as presenças do sol e do calor.

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos

E você, pretende embarcar para o Jalapão em breve? Então clique aquiconversa comigo. Aproveite muito essa aventura!
Agora, caso já conheça a região, conta pra gente nos comentários o que você achou! Dessa forma você acaba ajudando outras pessoas 🙂


Ali - Alissandra Alves.
Consultora de viagens.
Time Turismo #ViagemMudavidas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná