7 destinos para morrer de amores pelo Céu Estrelado
Poucas coisas são mais bonitas do que um céu estrelado, né?
Admirar tamanha imensidão e quietude nos faz perceber quão pequenos nós somos e, ao mesmo tempo, como é majestoso o universo.
Se você, assim como nós, se amarra em ver as estrelas, você está no lugar certo! Afinal de contas, nós separamos 7 destinos que não decepcionam e que descortinam uma vista de tirar o fôlego para quem olhar pra cima. Bora conferir?
1. Jalapão (Tocantins, Brasil)
Mais um atrativo do Jalapão: as estrelas. Acredite, esse destino brasileiro que vem se destacando cada vez mais no ecoturismo permite que seus visitantes vejam até a Via Láctea a olho nu. Isso, claro, nos dias em que o céu está claro e límpido. Sabe como isso é possível? Bem, acima de tudo, as cidades que ficam no entorno são bem pequenininhas, o que contribui para a baixa iluminação e, por consequência, amplia a visibilidade do céu. Gostou? Pois então anote mais essa dica: se você for um entusiasta de céus estrelados, saiba que existem aplicativos que ajudam a localizar as constelações. Vale a pena baixar um deles!
O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino
2. Deserto do Atacama (Chile)
Queridinho do turismo astronômico, o Deserto do Atacama, no Chile, tem uma predisposição sob medida para quem está a fim de admirar as estrelas. Para começar, reúne todos os atributos favoráveis: clima árido, altitude elevada, baixo nível de poluição e pouca cobertura de nuvens. Além disso, a região concentra diversos observatórios com excelentes telescópios – esse é o caso do parque astronômico de Llano de Chajnantor. De seus equipamentos dá para ver as luas de Júpiter e até mesmo os anéis de Saturno, por exemplo. Animal, né?
3. Galloway Forest Park (Escócia)
Primeiro Dark Sky Park – reserva de céu escuro perfeita para a astronomia – do Reino Unido, o Galloway Forest Park fica nas altas colinas escocesas. De lá também é possível observar as luas de Júpiter e os anéis de Saturno, bem como a Nebulosa Cabeça de Cavalo, entre outros milhares de estrelas e constelações. Dentro do parque há, ainda, um observatório com telhado retrátil e os telescópios Dall-Kirkham e Schmidt-Cassegrain, ambos de altíssima qualidade.
4. Deserto da Namíbia (Namíbia)
Enfeitado por um céu estrelado deslumbrante, o Deserto da Namíbia é, em linhas gerais, uma região isolada. Tem árvores secas, dunas vermelhas e pouca iluminação, o que, por sua vez, faz dele uma opção e tanto para admirar as estrelas. Inclusive, é um dos lugares mais escuros do mundo. Atualmente, conta com uma reserva Dark Sky. Quem vai para lá se depara com diversas lâmpadas de cor vermelha, sabe por quê? Simples! Elas não causam poluição luminosa e, portanto, não interferem na atividade. Interessante, não é?
5. Deserto do Saara (Marrocos)
Maior deserto do mundo – afinal, ocupa cerca de 10% do continente africano –, o Saara tem um céu estrelado que é um verdadeiro espetáculo. Se a viagem for para o Marrocos – e se se emocionar com as estrelas fizer parte dos planos –, vale muito a pena embarcar rumo às cidades de Ouarzazate ou Zagora e percorrer a Cordilheira do Atlas e os antigos vilarejos berberes. Ao anoitecer o show começa: as brilhantes constelações surgem, uma a uma, como as do zodíaco de Touro, Gêmeos, Câncer e Leão. Quer uma experiência completa? Joia, porque dá para passar a noite no deserto, inclusive em locais com um observatório próprio, e aproveitar a companhia das estrelas.
6. Alasca (Estados Unidos)
Já imaginou combinar a sua vontade de admirar as estrelas com o sonho de ver de pertinho a aurora boreal? Lindo! O Alasca é o local certo para as duas coisas. Isso porque o Denali National Park & Preserve proporciona momentos inesquecíveis junto à natureza. Quando ir? Bom, além da temporada de inverno (de dezembro a março), as primeiras semanas de agosto são excelentes escolhas, visto que começa a anoitecer mais cedo na região.
7. Alqueva (Algarve, Portugal)
Exatamente no meio do Alentejo, a área da reserva Dark Sky Alqueva tem um céu escuro que parece ter sido pontilhado à mão de tantas estrelas. Somando mais de 3 mil km² de área e considerado um “Starlight Tourism Destination”, o local é, de fato, um dos preferidos para curtir o céu estrelado. Alguns destinos próximos ao Lago do Alqueva, aliás, reduzem as luzes públicas à noite para não atrapalhar a observação do céu. São eles: Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos.
12 cartões-postais mais famosos do Brasil.
E aí, ficou instigado a curtir o céu estrelado em algum desses destinos? Conhece outro?
Se quiser acrescentar algum local à nossa listinha, fique à vontade! Ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando outros viajantes a garantirem uma trip memorável.
Por fim, lembre-se: se estiver planejando uma viagem, clique aqui e conversa comigo.
Consultora de viagens.
Time Turismo #ViagemMudavidas
Comentários
Postar um comentário