12 cartões-postais mais famosos do Brasil: Quantos você conhece?

Monumentos erguidos pelo homem ou criados pela natureza? A verdade é que não importa muito qual seja a sua opção preferida, pois os cartões-postais mais famosos do Brasil oferecem de tudo um pouco. E mais: eles são grandes provas do tamanho da diversidade encontrada em território nacional. Afinal, de norte a sul do país não faltam cenários perfeitos para serem eternizados em fotografias.

Por isso, nós selecionamos alguns pontos turísticos bem brasileiros que você precisa visitar ao menos uma vez na vida. Confira a seguir! 

1. Jalapão - Tocantins (TO)

A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além de paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Reabertura do Jalapão - Confira

2. Catedral de Pedra – Canela (RS)

Catedral de Pedra - Canela - Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Catedral de Pedra – Canela – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010, a construção é uma verdadeira obra de arte e é encantadora por dentro e por fora. Grandiosa e ostentando um imponente estilo gótico, está localizada no centro de Canela, cidade da Serra Gaúcha.

3. Cristo Redentor – Rio de Janeiro (RJ)

Cristo Redentor - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Cristo Redentor – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Cristo Redentor é uma das atrações turísticas mais conhecidas do mundo. Grande estrela da Cidade Maravilhosa, lá do alto é possível ver toda a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Câmera em mãos, já que o panorama é extraordinário.

4. Elevador Lacerda – Salvador (BA)

cartões-postais Elevador Lacerda - Salvador - Bahia | Crédito: Tereza Torres / Setur

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia | Crédito: Tereza Torres/Setur

Ligando a cidade alta e a cidade baixa de Salvador desde 1873, o Elevador Lacerda tem 73,5 metros de altura e uma vista inesquecível. Por que utilizá-lo? Oras, ele é perfeito para aqueles que querem descer do Pelourinho para o Mercado Modelo ou vice-versa.

5. Igreja da Pampulha – Belo Horizonte (MG)

cartões-postais Pampulha - Belo Horizonte | Crédito: Marcelo Rosa

Igreja da Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito: Marcelo Rosa

Um marco de Belo Horizonte, a Igreja São Francisco de Assis, também chamada de Igreja da Pampulha, combina a notável arquitetura de Niemeyer com a delicadeza e a sensibilidade das pinturas de Candido Portinari. Dá pra entender porque ela é tão famosa, né? Não é à toa que nenhuma viagem a BH é completa sem dar um pulinho ali.

6. Jardim Botânico – Curitiba (PR)

cartões-postais Primavera - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock

Jardim Botânico – Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991, tendo seu design baseado nos famosos jardins franceses. Durante o passeio, não deixe de conhecer a famosa estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, bem como o surpreendente Jardim das Sensações, espaço pensado e preparado para ser explorado de olhos vendados. Enfim, ele é encantador!

7. MASP – São Paulo (SP)

MASP - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Museu de Arte de São Paulo – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Com um prédio em estilo modernista e figurando como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, o Museu de Arte de São Paulo – ou MASP, para quem preferir – tem em seu acervo nomes como, por exemplo, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Chagall. Portanto, se você se amarra em arte, o MASP é o seu lugar!

 8. Mercado Ver-o-Peso – Belém (PA)

Mercado Ver-o-Peso - Belém - Pará | Crédito: Dado Photos / Shutterstock.com

Mercado Ver-o-Peso – Belém – Pará | Crédito: Dado Photos/Shutterstock.com

Ícone de Belém e mais um dos cartões-postais do Brasil, o Mercado Ver-o-Peso atrai olhares devido à sua grandiosidade e coloração azulada de sua estrutura. O que vai encontrar nele? Os mais variados peixes, frutos, ervas, temperos e souvenires, por exemplo.

9. Morro do Careca – Natal (RN)

Morro do Careca - Natal - Rio Grande do Norte | Crédito: Vitoriano Junior / Shutterstock

Morro do Careca – Natal – Rio Grande do Norte | Crédito: Vitoriano Junior/Shutterstock.com

Os guarda-sóis coloridos decoram a faixa de areia da Praia de Ponta Negra, enquanto o inconfundível Morro do Careca delineia o horizonte. No calçadão, há bares e restaurantes de todos os tipos. Ah, é importante saber que, a fim de proteger a vegetação, já não é mais possível acessar o Morro. Isso significa que, hoje, é permitido somente observá-lo de longe e tirar fotos.

10. Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

Point de um espetáculo e tanto da natureza, o Parque Nacional do Iguaçu tem como principal atrativo as famosas Cataratas do Iguaçu, um dos mais lindos cartões-postais nacionais. Reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade, constam entre as mais belas quedas d’água do planeta. Se possível, planeje conhecer as cataratas em um dia de calor, uma vez que você levará muitos respingos ao observá-las de pertinho.

11. Ponte Hercílio Luz – Florianópolis (SC)

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock.com

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis – Santa Catarina | Crédito: Shutterstock.com

Legítima estrela local, a Ponte Hercílio Luz é responsável por ligar a parte continental à parte insular da capital catarinense. De quebra, é um cenário para fotos incríveis e bastante emblemáticas. Ao anoitecer, inclusive, a ponte ganha uma iluminação especial e deixa a cidade ainda mais charmosa. Por isso, aproveite para tirar muitas fotos!

 12. Fernando de Noronha - Pernambuco (PE)

O "Morro Dois Irmãos" é uma formação rochosa que emerge do fundo do Oceano Atlântico na praia " Cacimba do Padre". Já no pouso, o aviçao passa muito próximo e a dica é ficar atento com o celular na mão para fazer uma imagem antes mesmo de pousar m solo noronhense.


E você, conhece quantos dos cartões-postais mais famosos do Brasil? Conta pra gente qual deles é o seu predileto!
Agora, caso ainda não tenha tido a chance de visitar nenhum deles, não perca tempo, não!
Clique aqui, conversa comigo e garanta que a sua próxima aventura inclua o destino que você preferir.

Ali - Alissandra Alves.
Consultora de viagens.
Time Turismo #ViagemMudavidas





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná