Vale dos Vinhedos

A exatamente 130 km da capital do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos é um roteiro e tanto para quem ama vinho. Com ares europeus, a região é composta por três cidades – Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi – e mais de 20 vinícolas. Além disso, presenteia os visitantes com cenários encantadores, marcados por montanhas e colinas.

Não à toa, o Vale dos Vinhedos também é conhecido como Rota do Vinho e é uma das marcas registradas da Serra Gaúcha. Ou seja: você acaba de ganhar mais um motivo para se apaixonar por esse pedacinho do Sul do país. Que tal descobrir agora mesmo mais detalhes sobre o tour?



Ah, mas, antes de começar, anote aí essa dica: para aproveitar ao máximo a Rota do Vinho, alugue um carro. Sabe por quê? Assim você consegue fazer diversas paradas, sobretudo em propriedades e vinhedos que encontrará pelo caminho. Em outras palavras, se você não estiver com o tempo apertado, vale muito a pena estender um pouquinho a viagem. Só não pode participar de degustações e depois pegar no volante, hein?

Confira - Dicas de lugares para viajar em 2021

BENTO GONÇALVES, UM DOS DESTAQUES DA ROTA DO VINHO

A cidade de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, fica a 100 km de Porto Alegre. Inclusive, pode ser fácil, fácil comparada à romântica região da Toscana. Um de seus principais atrativos é justamente o Vale do Vinhedo, roteiro de 7 km que percorre mais de 25 construções em pedra e madeira. O tour ainda permite conhecer os legados histórico, gastronômico e cultural deixados pelos italianos.

O que visitar por lá? Bem, em primeiro lugar precisamos ressaltar a Casa Valduga, já que ela é uma das principais vinícolas gaúchas e promove visitas guiadas e degustação. A Larentis, por outro lado, oferece passeios diferenciados, como, por exemplo, colheita de uvas. Por fim, a Miolo é uma das mais famosas do país e conta com vinícola, fábrica, restaurante e hotel.

Dica: independentemente de onde você estiver, garanta uma câmera ou um celular em mãos, pois você terá a chance de tirar muitas fotos, viu?

AINDA PELO VALE DOS VINHEDOS: MONTE BELO DO SUL



Pequeno município, Monte Belo do Sul é o destino ideal para quem busca cultura, autenticidade e tranquilidade. Assim como Bento Gonçalves, exibe fortes influências italianas e é um dos destaques da Rota do Vinho. Esbanjando lugares para serem explorados de bike, muitas festas tradicionais, restaurantes típicos e a fantástica Igreja de São Francisco de Assis, a cidade definitivamente não pode ficar de fora da sua lista.

Tá a fim de saber o que o que conhecer por lá? Então tenha em mente que a Vinícola Calza é parada obrigatória, uma vez que possui excelentes e premiados vinhos. Ao mesmo tempo, a Casa Fantin ganhou notoriedade por produzir vinhos finos e espumantes, tendo a seu favor uma casa de pedra de mais de 140 anos. Enquanto isso, a Famiglia Tasca, apesar de não vender vinhos, permite uma verdadeira viagem pela história da vitivinicultura da região.

Porém, essas são apenas algumas das vinícolas de Garibaldi. 

Confira: 7 destinos para para morrer de amores com o céu estrelado.

POR FIM: GARIBALDI



O nome da cidade é uma referência ao herói farroupilha Giuseppe Garibaldi. Exemplo claro da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sua arquitetura e gastronomia fazem com que o visitante se sinta em outro país. Inclusive, não deixe de visitar o Centro Histórico, a estação de trem, as lojas de chocolate e se divertir muito em festas temáticas como a Fenachamp. Peraí, você nunca vou falar na Fenachamp? Pois saiba que se trata de uma festa dedicada exclusivamente à champanha de altíssima qualidade produzida na região.

Se você ama vinhos e está tentando decidir o que fazer em Garibaldi, a Capital Nacional do Espumante, prepare-se para algumas dicas preciosas. Contudo, antes de mais nada, uma curiosidade sobre o lugar: você sabia que a fábrica da Chandon fica na cidade? Sim, é isso mesmo! Isso também significa que você pode participar de um tour guiado e se deliciar com a degustação oferecida ali. Outros pontos que merecem uma visita são: a Cooperativa Garibaldi, uma das maiores vinícolas da região, bem como a Peterlongo, primeira vinícola a produzir champagne no Brasil. Esta última também promove tours e degustação.

QUEM VISITA A ROTA DO VINHO



Outro passeio imperdível pela região é feito a bordo de uma Maria Fumaça que passa pelas cidades de Bento GonçalvesGaribaldi e Carlos Barbosa. O passeio é superdivertido e, de quebra, tem taças sempre cheias, músicas e animadas apresentações teatrais, todas em homenagem à cultura italiana. Vale a pena!

CORRIDA + VINHO

Para você amante do vinho e de corrida faça parte de um dos principais eventos temáticos do Brasil. Em maio Bento Gonçalves vai ter um gostinho especial ... vai rolar degustação, superação e visual marcante! 

E você, conhece o Vale dos Vinhedos? 
Então conta pra gente nos comentários! 

Ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉




Ah, e ao planejar sua próxima aventura, conta conosco seu Amigo Agente assim você garante tranquilidade e segurança do início ao fim.


Ali - Alissandra Alves
Consultora de viagens | Time Turismo
#ViagemMudaVidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná