Curiosidades da Tunísia

Tunísia é um país localizado no Norte da África. Essa pequena nação do mundo árabe é reconhecida pelos seus sítios arqueológicos e belo litoral mediterrânico.

Conheça pacotes especiais para a Tunísia

Sua história está atrelada aos povos antigos, com destaque para os cartagineses, que dominaram parte do território tunisiano por anos. Durante a colonização africana, o país foi uma colônia francesa. A Tunísia apresenta uma geografia diversificada e marcada por um belíssimo litoral.

Os tunisianos são uma população que desfruta de boa qualidade de vida. A economia local é bastante diversificada, e a infraestrutura é considerada moderna. A Tunísia é um dos países mais abertos e democráticos do mundo árabe. Os tunisianos possuem uma cultura marcada pela influência da religião árabe e são conhecidos pela hospitalidade com os estrangeiros.

As ruínas de Cartago são um importante ponto turístico da Tunísia.

A cultura da Tunísia é fortemente influenciada pela religião, uma vez que a população é majoritariamente muçulmana, fator que reflete diretamente nas práticas cotidianas dos tunisianos. A música e a literatura árabe são predominantes entre eles. Já na culinária, destaca-se o uso de frutas temperadas e pães diversos.

A Tunísia também possui importantes centros históricos e ainda guarda parte das ruínas antigas da cidade de Cartago. Por sua vez, a Tunísia tem como esporte mais admirado o futebol, cuja seleção masculina nacional tem um grande destaque no contexto regional africano. O handebol, o vôlei e a natação também são esportes amplamente praticados no país.

Curiosidades da Tunísia:
  • O oásis de Chebika é um importante ponto turístico da Tunísia onde foi gravado diversos filmes, como Star Wars, Nova esperança e O paciente inglês.

  • A Tunísia possui vários sítios arqueológicos que guardam relíquias do mundo antigo, como o da cidade de Cartago.

  • Os tapetes tunisianos, como o margoum, são um símbolo da produção de artesanatos diversos feitos pelos tunisianos.

  • A Tunísia é um dos principais polos de turismo da África. O país possui uma excelente infraestrutura hoteleira especialmente voltada para o seu litoral.

  • O idioma oficial da Tunísia é o árabe, porém o francês, em razão do domínio da França no período colonial da Tunísia, também é muito falado.

  • A Tunísia é o país mais setentrional da África e está localizada muito próximo de países europeus, como Itália e Malta.
Mapa da Tunísia

Ela faz fronteira com a Argélia e a Líbia e é banhada pelo mar Mediterrâneo. Seu relevo é formado por regiões montanhosas ao norte, planaltos e planícies na zona central, além de grandes planícies desérticas ao sul. A porção sul do território tunisiano é cortada pelo deserto do Saara.

O clima e a vegetação da Tunísia apresentam uma clara dualidade: no norte do país, zona próxima ao litoral, predominam as formações vegetacionais e o clima mediterrânico; já na porção centro-sul, o clima e a vegetação são desérticos. O principal rio da Tunísia é o Medjerda.

A população da Tunísia é composta por cerca de 12 milhões de habitantes. 

O país é formado etnicamente por árabes e beberes. A maior parte da população tunisiana é urbana e está concentrada no litoral. Em termos demográficos, a Tunísia apresenta uma taxa de natalidade constante e um índice de longevidade crescente.

Os tunisianos desfrutam de um padrão de vida elevado quando comparado aos demais países africanos. A Tunísia é uma das nações com o maior Índice de Desenvolvimento Humano da África. A maior cidade tunisiana é a capital do país, a cidade de Túnis, com cerca de 600 mil habitantes.

Conhece esse país lindíssimo? Compartilha nos comentários sua experiência.

Gostou e quer pacote para conhecer esse país? Clique e veja algumas opções.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no Jalapão (TO): 6atrações e dicas para curtir o destino

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino